quinta-feira, 1 de setembro de 2016

9 DICAS IMPORTANTES SOBRE VITRINES REFRIGERADAS.




9 dicas importantes sobre vitrines refrigeradas

9 dicas importantes sobre vitrines refrigeradas

As vitrines refrigeradas são elementos fundamentais do comércio varejista de alimentos, como padarias, mercearias, confeitarias, lanchonetes, bares e lojas de conveniência. As vitrines expositoras de alimentos valorizam os alimentos expostos, atraindo a atenção dos consumidores e estimulando as vendas.
Para utilizar adequadamente as vitrines refrigeradas é importante seguir algumas dicas universais e normas da Anvisa, que garantem o bom funcionamento dos equipamentos de exposição e a segurança alimentar dos produtos expostos. Por isso listamos e explicamos 9 dicas importantes sobre vitrines refrigeradas.

1. Não utilize vitrines refrigeradas para estocar alimentos

As vitrines são fabricadas para expor os alimentos por um curto período de tempo, até que sejam vendidos. Prolongar este período pode danificar os produtos e gerar riscos alimentares.

2. Armazene os produtos após o expediente de trabalho

Antes de fechar o estabelecimento é importante que seus produtos sejam levados para um local que garante temperaturas mais baixas – adequadas para o armazenamento do respectivo produto, como refrigeradores ou câmaras frigoríficas que são adequados para conservação de alimentos.

3. Exponha pouca quantidade de produtos por vez

Expor poucos produtos é uma ótima prática, pois garante a rotatividade de produtos, nunca deixando que eles envelheçam nas vitrines. Além disso, essa prática torna os produtos expostos esteticamente mais atrativos.

4. Controle cada tipo de produto individualmente

Cada tipo de produto tem características de vida útil individuais. Por isso devem ser controlados individualmente no ponto de venda. É importante que você preencha uma planilha com a hora e data que cada produto entrou na vitrine, assim como seu prazo de validade. Seguindo esse processo você irá garantir o controle de produto individualmente.

5. Monitore regularmente a temperatura dos expositores de alimentos

A Anvisa determina em sua resolução que a temperatura interna dos equipamentos de exposição de alimentos devem ser regularmente monitorados, para garantir a segurança alimentar dos produtos expostos. Para facilitar seu trabalho, opte por equipamentos que já possuam termômetros digitais embutidos e anote os dados também em uma planilha destinada a este fim. Porém, você também pode utilizar termômetros manuais para realizar esta tarefa.

6. Realize a limpeza e manutenção periódica das vitrines refrigeradas

Na resolução RDC 216, a Anvisa também exige que os equipamentos de exposição de alimentos sejam periodicamente higienizados e revisados, garantindo assim que não haja contaminação alimentar e a conservação e bom funcionamento dos equipamentos.

7. Vitrines devem dispor de barreiras de proteção

As vitrines de alimentos devem dispor de barreiras de proteção que previnam a contaminação do mesmo em decorrência da proximidade ou da ação do consumidor e de outras fontes. Essas barreiras são as paredes e portas de vidro que isolam os produtos do ambiente externo, também ajudando na conservação da temperatura.

8. Funcionários não devem manipular alimentos e receber pagamentos ao mesmo tempo

A área onde se realiza as atividades de recebimento de pagamentos deve ser reservada da área de vitrines. Além disso, os funcionários não devem manipular alimentos enquanto estiverem exercendo a função de receber de pagamentos.

9. Utilize o modelo correto de vitrine

Há diversos modelos de vitrines disponíveis no mercado. Por isso é importante que você escolha corretamente o equipamento que mais se adapta ao seu produto. Exemplo: Enquanto as vitrines refrigeradas com ar forçado atendem melhor produtos que precisam de temperatura mais baixa, os expositores com ar estático são melhores para produtos mais sensíveis e que sofrem rapidamente com ressecamento.

FONTE:

Davi Thiago
Marketing Mobikit
www.mobikit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário