segunda-feira, 2 de maio de 2011

CHAPAS E SANDUICHEIRAS, DÚVIDAS E CURIOSIDADES.

Chapas e Sanduicheiras


• Gás versus Eletricidade. Quais as diferenças?

Normalmente essa escolha depende somente da preferência pessoal de quem vai operar o produto e da disponibilidade de pontos de abastecimento (gás ou eletricidade). Em geral o produto a gás é mais vantajoso em relação ao custo operacional, já que a eletricidade é mais cara. Ambos precisam de um pré-aquecimento e usualmente as chapas a gás atingem a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Ambas possuem regulagem de temperatura (altura da chama quando a gás e termostato quando elétrica) que propiciam a manutenção ou alteração da temperatura de trabalho.


• Regulagem de temperatura manual (gás) ou por termostato (elétricas).

A temperatura da superfície de cozimento é um ponto importantíssimo no preparo de alimentos. Nos aparelhos a gás, onde a regulagem é realizada manualmente (chama mais forte ou fraca) o controle da temperatura é mais impreciso, já nos aparelhos elétricos, há o monitoramento da temperatura pelo termostato. Assim a temperatura selecionada será sempre mantida, automaticamente.


• Zoneamento. O que é isso?

Nos aparelhos a gás com dois ou mais queimadores, é possível determinar zonas de diferentes temperaturas na superfície de cozimento. Os controles de altura da chama são feitos separada e independentemente, assim em áreas onde se deseja um cozimento (ou fritura) mais lento pode-se regular uma chama mais baixa, ou vice-versa. Mesmo usando uma parte da chapa, é importante manter um mínimo de chama para aquecer a chapa, evitando assim o empenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário