sábado, 28 de maio de 2011

Fim de semana chegou e com ele o churrasco com amigos


Chegou sexta-feira e é raro quem não fique animado com este dia e o que vem pela frente: fim de semana agitado com churrasco, mais tempo com a família, com amigos e para descansar.
O churrasco já se tornou tradição brasileira e até mesmo sinônimo de final de semana. Na preparação do churrasco, uma das preocupações é se a quantidade de carne vai satisfazer os convidados, para isso não há muito segredo, a conta básica para se fazer é: 300g de carne por pessoa, considere sempre o tipo de corte da carne, pois alguns podem conter ossos e gorduras, além dos petiscos, saladas e bebidas que costumam acompanhar um farto churrasco. Evite o exagero ao consumir bebidas alcoólicas para não estragar sua festa e nem dos amigos. E para quem está encucado com a dieta, fica tranquilo, porque é possível saborear um bom churrasco escolhendo cortes magros, alcatra e maminha são as mais indicadas, ou ainda comer picanha, carne mais gorda, apenas retire a capa da gordura.
Curiosidade do Cimaquinho: Da onde vem o churrasco?
Reza a lenda que tudo começou na pré história quando o homem passou a assar a carne de caça, ao perceber que o processo a deixava mais macia. No Brasil e América do Sul, as primeiras grandes áreas de criação de gado foram o estado do Rio Grande do Sul, e os países vizinhos, principalmente Argentina e Uruguai, onde os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso, e típico daquelas regiões, aonde a carne assada ainda é consumida em larga escala em festas e reuniões familiares. Alguns questionam qual é o verdadeiro churrasco aquele assado na lenha ou carvão, no espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar, mas o certo é que não existe fórmula exata, e cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvida, a imagem mais famosa no Brasil é a carne assada nos pampas, principalmente pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Wikipedia, 06/11/2009
Crédito imagem: http://img.efetividade.net/img/xtra/churrasco2.JPG

Dica do Cimaquinho: Para que seu churrasco fique suculento experimente preparar na churrasqueira grelhadora char broiler, após aquecida, seu churrasco fica pronto no máximo em 10 minutos. Dispensa uso de carvão e óleos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário