quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

QUAL A UTILIDADE DE MEU NEGÓCIO TER UM FORNO COMBINADO?

Essa é uma das questões mais levantadas pelos donos de restaurantes, pizzarias e supermercados. As respostas são simples e objetivas: esse tipo de forno vai ajudar a economizar tempo e dinheiro, já que vários alimentos podem ser feitos ao mesmo tempo.

Em novembro, o chef e apresentador do programa Sabor a Bordo (exibido na Rede Tribuna), Alessandro Eller, esteve na unidade da Acimaq Jucutuquara para ministrar um treinamento do Forno Combinado da empresa LTedesco/Wictory, e ressaltou um grande vantagem em ter esse produto é que os alimentos feitos ficam mais saudáveis, pois o uso de óleo é mínimo. “Você pode notar a diferença nas batatas fritas, elas ficam crocantes e sequinhas”, explica.

E pelo jeito comida gordurosa é coisa do passado. Neste curso, dentre vários alimentos assados, Alessandro fez nuggets (frangos empanados), linguiça calabresa e batatas fritas, que geralmente são fritos. “Os nutrientes são mantidos”, afirma.

Outros aspectos devem ser lembrados quando o assunto é levantado. Um deles é o espaço. O sistema construtivo dos Fornos Combinados otimiza a aquisição de equipamentos como: fogões, salamandras, fritadores e fornos convencionais. O espaço destinado é menor. Porém é importante ressaltar que não é o fim desses produtos.

Há também a questão da economia de água. Segundo a fabricante LTedesco/Wictory, há uma economia de até 85% no consumo de água. Se no método convencional para cozinhar 45 kg de batata são necessários pelo menos 50 litros d’água, nesse forno são suficientes aproximadamente 7 litros.

E por fim, a economia de energia, pois esse equipamento utiliza o termostato, garantindo o melhor aproveitamento do calor da câmara, além disso, o forno combinado possui um excelente sistema de vedação, o que vai evitar a perda de calor para o ambiente.

Conheça as funções dos fornos combinados:

Seco (50º C a 270º C) Para a preparação de alimentos desidratados, panificação, confeitaria, gratinados e grelhados. Nos empanados, com um pouco de óleo, garante uma alimentação mais saudável com economia. Destaque especial para as batatas fritas ficam sequinhas e deliciosas.

Vapor (100°C) Possibilita a cocção de vários alimentos "in natura" ao mesmo tempo, onde antes eram cozidos na água. Pode-se cozinhar legumes, verduras, ovos, arroz e carnes, sem mesclar os sabores. Mantém 80% dos nutrientes dos alimentos enquanto no cozimento em água perde-se 60%.

Combinado (50º C a 270º C) Evite a desidratação dos alimentos como no método tradicional. É a mescla de calor seco e vapor. Ideal para o preparo de carnes, reservando volume e sumo. Para frangos inteiros proporciona cocção homogênea, crocantes por fora e suculento por dentro.

Regeneração (80º C a 180ºC) Aqueça os alimentos que já estão pré-cozidos ou finalizados, controlando temperatura, umidade e tempo. Evite poças no prato e crostas, com sabor e textura como se fosse preparado na hora.

Banho Maria ( 60º C a 100ºC) Possibilita o cozimento de produtos delicados, tais como frutos do mar, terrines, galantines, frutas, flans e pudins.

Fonte: LTedesco/Wictory

Nenhum comentário:

Postar um comentário