sexta-feira, 10 de junho de 2011

CÁLCULO TÉRMICO

Muitas pessoas perguntam como calcular a Carga Térmica para dimensionamento de ar condicionado para utilização em dormitório ou mesmo num pequeno escritório.

Dimensionar a potência para climatização é um tanto quanto complexo. É importante analisar a área de envidraçado, pé direito, elementos de sombra, temperatura/umidade(s) exteriores máximas/mínimas, pontes térmicas, coeficientes de transmissão dos materiais que compõem o ambiente, envolvente exterior/interior, orientação geográfica, altitude, máquinas interiores, número de pessoas, piso, laje e ou telhado, portas, etc, etc. Este cálculo poderá ser feito à mão (manual da CARRIER/ASHRAE/nova ABNT 16401) ou com programas específicos (HAP/TRACE).

Porém, com base numa média de cálculos, "pode-se dizer" que num espaço dito "normal", isto é habitação sem arquiteturas arrojadas, 140 ou 160W/m2, é uma média de valores usados como referência. No entanto, estes valores poderão por diversas razões estar aquém das necessidades reais do espaço a climatizar.

Informo ainda que de acordo com a nova ABNT 16401, tivemos alterações quanto aos parâmetros de temperatura externa de bulbo seco (TBS) a serem levados em consideração. Por exemplo, em São Paulo a temperatura média externa era de 31°C, e na nova ABNT pode variar de 30 a 32,9°C. O que pode dar uma diferença e tanto no calculo de carga térmica.

Faça o cálculo

Veja abaixo alguns sites de nossos fornecedores: eles possuem ferramentas para ajudá-lo a calcular sua necessidade.

http://www.elgin.com.br/simuladorho/calculosimples.aspx
http://www.springer.com.br/springer/site/mycomfort/swf/mycomfort_2007.swf?

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo. Testei os dois sites e com a mesma configuração de ambiente a capacidade térmica variou bastante...

    ResponderExcluir