terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Carlos Spavier: O executivo que ajuda o cliente a montar seu negócio


jornalistas@folhavitoria.com.br

4 jan 2011

Carlos Spavier: O executivo que ajuda o cliente a montar seu negócio

Publicado às 11:54 | Postado por Folha Vitória

Reportagem: Josué de Oliveira

Foto: Divulgação

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente, mas para deixar de ser empregado há um longo caminho pela frente. É e nesse percurso que entra o trabalho do diretor administrativo e de tecnologia da Acimaq, uma empresa que oferece estrutura e orientação para que seus clientes possam realizar o sonho de ter seus empreendimentos de forma ordenada.

O segredo do sucesso, segundo Spavier, está na família. Segundo ele, trabalhar em família é mais fácil, desde que cada um tenha seu papel definido dentro da empresa, que já está na sua segunda geração. Os filhos do diretor já estão trabalhando nos negócios e a esperança que é futuramente consigam dar continuidade ao trabalho que começou há 22 anos.

Confira a entrevista na íntegra:

Folha Vitória: A Acimaq é uma empresa familiar, quando vocês decidiram se unir e montar a Acimaq?

Carlos Spavier: Nossa empresa já existe há 22 anos. Eu e minha esposa decidimos montar a Acimaq porque já trabalhávamos nesse ramo e achamos que já era hora de montar nosso próprio negócio. Temos um espírito empreendedor, já que meu pai era comerciante.

FV: O que é preciso para ser um empreendedor?

CS: Acho que isso está no sangue. Já nasce com a gente. Nem todo comerciante é um empreendedor e consegue ser um empresário de sucesso. Acredito que esse DNA está no nosso sangue.

FV: Nesses anos todos, teve algum momento difícil que pensou em desistir?

CS: A vida do empresário é difícil, pouca gente sabe que não temos tempo para quase nada. As pessoas acham que somos ricos, vida tranquila. Mas não é bem assim. Quanto maior a empresa, maior a responsabilidade. Vivemos momentos difíceis com as mudanças de planos econômicos que passaram pelo país. Dificuldades existem, mas são com elas que aprendemos, faz a gente se mexer e não ficar acomodados.

FV: É mais fácil trabalhar com a família?

CS: Estamos acostumados a trabalhar dessa forma. É muito mais fácil. Quero deixar claro que uma empresa familiar é viável, sim, desde que cada um tenha sua função bem determinada. Hoje já estamos na segunda geração, levando nossa empresa de maneira profissional. Aqui dentro ninguém se chama de tio, pai ou filho.

FV: Porque escolheu esse ramo de atuação comercial?

CS: Percebemos que tinha uma carência de profissionalização no Espírito Santo. Queríamos fazer um trabalho sério e diferenciado. O Espírito Santo precisava de alguém que fizesse consultoria nessa área comercial. Não é a toa que nosso slogan é “tudo que seu negócio precisa”. Antes as pessoas abriam seu negócio de qualquer maneira. A gente coloca as coisas no lugar para o cliente. Muitos, as vezes, compravam máquinas, sem saber se era interessante ou não. Não adianta vender a coisa errada e por isso a gente também presta serviço de consultoria na área financeira. Montar um negócio não é fácil. Acontece em alguns casos da pessoa construir um prédio, comprar máquinas e ficar sem capital de giro. E é ai que a gente entra para orientar da melhor forma nosso cliente.

FV: Longe dos negócios, como é sua rotina?

CS: Adoro pescar pelo menos uma vez por ano na Amazônia. Sempre aproveito os dias de carnaval para fazer isso com uma equipe de amigos.

FV: Quais são os planos da empresa para 2011?

CS: Esse ano nós tivemos bom crescimento e para 2011 temos novos planos de abrir nova loja destinada ao publico A e B em Vitoria. Temos uma recém loja inaugurada em Jucutuquara, que reformamos para dar melhor atendimento ao cliente. Ao todo, temos oito lojas no Espírito Santo e também estamos atuando na região de Campos, Macaé e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Vamos ampliar nossa frota para fazer as entregas mais rápidas. Vitória está crescendo muito e investindo em veículos menores para agilizar esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário