Muitos donos do fragmentado segmento de restaurantes e bares me pedem
ideias para que consigam ampliar suas receitas financeiras.
Pra embasar meu comentário de hoje, dei uma olha na mais recente pesquisa do IFB – o Instituto de Food Service do Brasil.
A
pesquisa identificou que mais de 80% dessas empresas são classificadas
como ‘independentes’, de estrutura familiar e de pequeno porte. Se
somarmos também os negócios que compõem redes pequenas com até cinco
lojas, chegamos a 93% neste perfil.
Mais da metade destas empresas possui um faturamento mensal pequeno: fica abaixo de R$ 50 mil.
Outro
ponto interessante da pesquisa do IFB é que o mercado brasileiro é ao
mesmo tempo jovem e alvo de desenvolvimento contínuo: 11% dos
estabelecimentos tem menos de 1 ano de atividade e 41% tem 4 anos ou
menos.
Ou seja: são operações de certa forma frágeis e bem
diferente do perfil das principais redes de alimentação operando no
Brasil (como Bob’s, McDonalds, Burger King, Spoleto, dentre outros) em
diversos temas, desde o estágio de profissionalização, os modelos de
abastecimento, o apelo ao consumidor…
Então como ganhar esta guerra e se diferenciar?
Pro
empresário que deseja se destacar, minha sugestão é ampliar a
capacidade de atendimento dos estabelecimentos via “take-away”, aquelas
refeições que são levadas pelo cliente para consumir em outro local. É a
versão turbinada da “quentinha pra viagem” ( veja mais aqui) e com o
“Delivery online”, montando um site fácil de ser localizado pelos
mecanismos de buscas, bem posicionado nas redes sociais e responsivo a
todas as plataformas: computador, tablet, celular, Android e IOS.
Poucos
são os estabelecimentos com mais de duas formas de atendimento (em
geral, o que vemos é o atendimento tradicional de restaurante e o
Delivery tradicional por telefone). Mas a ampliação deste número é a
tendência.
Num futuro muito próximo, empreendedores mais
antenados vão lançar diversas formas para ampliar suas possibilidades de
vendas, pois não querem ser engolidos pela concorrência.
Fonte: Blog do Diego Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário