segunda-feira, 11 de agosto de 2014

BARES E RESTAURANTES: OS DESAFIOS E AS NOVAS PROPOSTAS

Muitos donos do fragmentado segmento de restaurantes e bares me pedem ideias para que consigam ampliar suas receitas financeiras.

Pra embasar meu comentário de hoje, dei uma olha na mais recente pesquisa do IFB – o Instituto de Food Service do Brasil.

A pesquisa identificou que mais de 80% dessas empresas são classificadas como ‘independentes’, de estrutura familiar e de pequeno porte. Se somarmos também os negócios que compõem redes pequenas com até cinco lojas, chegamos a 93% neste perfil.

Mais da metade destas empresas possui um faturamento mensal pequeno: fica abaixo de R$ 50 mil.

Outro ponto interessante da pesquisa do IFB é que o mercado brasileiro é ao mesmo tempo jovem e alvo de desenvolvimento contínuo: 11% dos estabelecimentos tem menos de 1 ano de atividade e 41% tem 4 anos ou menos.

Ou seja: são operações de certa forma frágeis e bem diferente do perfil das principais redes de alimentação operando no Brasil (como Bob’s, McDonalds, Burger King, Spoleto, dentre outros) em diversos temas, desde o estágio de profissionalização, os modelos de abastecimento, o apelo ao consumidor…

Então como ganhar esta guerra e se diferenciar?

Pro empresário que deseja se destacar, minha sugestão é ampliar a capacidade de atendimento dos estabelecimentos via “take-away”, aquelas refeições que são levadas pelo cliente para consumir em outro local. É a versão turbinada da “quentinha pra viagem” ( veja mais aqui) e com o “Delivery online”, montando um site fácil de ser localizado pelos mecanismos de buscas, bem posicionado nas redes sociais e responsivo a todas as plataformas: computador, tablet, celular, Android e IOS.

Poucos são os estabelecimentos com mais de duas formas de atendimento (em geral, o que vemos é o atendimento tradicional de restaurante e o Delivery tradicional por telefone). Mas a ampliação deste número é a tendência.

Num futuro muito próximo, empreendedores mais antenados vão lançar diversas formas para ampliar suas possibilidades de vendas, pois não querem ser engolidos pela concorrência.

Fonte: Blog do Diego Maia

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